Por que se inscrever?

O projeto CruzaGrafos completou a implantação dos dados de todas as empresas do Brasil inscritas na Receita Federal – atualmente 43,9 milhões de CNPJs. E também terminou a inclusão de informações de candidaturas políticas de 2014, 2016, 2018 e 2020, um total de 1,1 milhão de pessoas que disputaram cargos públicos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando assim empresas, seus sócios e candidaturas, o projeto tem agora 70,7 milhões de dados. E no final de 2021 também foram incluídos autos de infração do Ibama, mais 560 mil multas para empresas e pessoas.

A iniciativa, que permite investigar relações de poder e redes de interesses de forma visual, sem a necessidade de ser especialista em ciência de dados, foi lançada em novembro de 2020. É um trabalho feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e pelo Brasil.IO, com o apoio da Google News Initiative. O CruzaGrafos, em poucas palavras, é uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar a visualização de relações em grafos, que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.

E esta newsletter Investigadora é uma forma mostrarmos grandes reportagens brasileiras baseadas em evidências, com ou sem apoio do CruzaGrafos. No jornalismo investigativo profissional há diversos métodos e ferramentas tradicionais e tecnológicos, a newsletter tenta mostrar esses bastidores para ajudar a disseminação deste casos do jornalismo.

Fique atualizado

Acompanhe as redes sociais da Abraji (@abraji) e do Brasil.IO (@brasil_io) para mais novidades sobre o projeto e também as novidades aqui na newsletter.

Dúvidas, críticas e sugestões sobre o CruzaGrafos? cruzagrafos@abraji.org.br

Subscribe to Investigadora

Uma newsletter sobre jornalismo investigativo baseada em dados do projeto CruzaGrafos e em investigações brasileiras

People

Uma newsletter sobre jornalismo investigativo baseada em dados do projeto CruzaGrafos